sábado, outubro 28, 2006

MAMA MIA!

Assim como a do pão, a orígem do macarrão é cheia de incertezas. Há quem diga que ele seja de orígem chinesa e que Marco Pólo o teria trazido para a Itália. Já os italianos não concordam com esta suposição. Eles alegam que no testamento de Punzio Bastone, um militar de Genova, lavrado em 1279, vários anos antes da chegada de Marco Pólo, havia como herança, uma caixa de "macarrones", que significa massas secas. Não bastasse toda esta confusão, os americanos garantem que já conheciam o macarrão antes mesmo da fundação de Roma.

Diante de tantas hipóteses, tudo indica mesmo que Marco Pólo tenha descoberto a iguaria em uma de suas viagens à China, no século XIII. De volta à Itália ele teria divulgado o novo alimento que acabou não só aceito pelos italianos, com se tornou sinônimo da comida italiana e posteriormente se espalhou pelo mundo.

O certo de tudo isso é que o macarrão é um prato saboroso e pode ser deliciado de várias maneiras. Normalmente as pessoas que se preocupam com o peso acham que o macarrão tem um elevado índice de calorias, o que é um pouco contraditório. Isso é relativo e, como acontece com qualquer outro alimento, o consumo deve ser balanceado para evitar riscos para a saúde.

O produtor editorial Artur Correa Teixeira é um apaixonado por massas. Mesmo estando hoje com 150 quilos ele não se preocupa com a balança. Ele diz que se preocupa em incrementar o macarrão com diversos ingredientes para torná-lo mais saboroso e matar a fome com qualidade. Artur cita até o famoso "miojo", que por sinal ele detesta. "Não é o meu caso, mas muita gente que eu conheço e que mora só, que tem preguiça, come miojo. E não necessariamente os gordos, pois os gordos comem muito e de tudo, não só massa".

O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, ficando atrás somente da Itália e dos Estados Unidos. Isso não significa que os brasileiros sejam os maiores consumidores do produto. Segundo dados da Abima ( Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), o consumo anual per capita no Brasil é de 5kg. Já na Itália, talvez pela fama de já terem criado mais de 500 tipos de macarrão, o consumo per capita é extremamente maior: 28kg!

Assim como existe um dia especial para quase tudo, com o macarrão não poderia ser diferente. 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão. A data foi escolhida por vários fabricantes do produto no I Congresso Mundial de Pasta, realizado em Roma, em 1995.

Nenhum comentário: