segunda-feira, outubro 16, 2006

ELE FAZ PARTE DAS NOSSAS VIDAS

Por mais que se busquem informações, há sempre uma controvérsia com relação à origem do pão. Acredita-se que há aproximadamente 10 mil anos os povos pré-históricos tenham começado a produzi-lo. No entanto, a descoberta do processo fermentativo é um mérito dos egípcios, que misturavam água e farinha, expunham ao sol até que se formassem bolhas e aí então assavam entre pedras aquecidas.

A instituição das padarias como estabelecimentos comerciais foi feita pelos gregos que depois ensinaram também aos romanos. Fabricar pão tornou-se um prestígio durante o Império Romano. Quem os fazia era considerado um artista. Em Roma, 500 anos a.C., foi criada a primeira escola para padeiros.

O pão foi se tornando um alimento praticamente indispensável para o ser humano à medida que o tempo foi passando. Talvez por isso ele tenha feito parte da história e dos costumes de diferentes povos. A Bíblia relata um episódio que torna o pão um símbolo sagrado. Na Santa Ceia, Jesus afirmou que cada pedaço daquele pão era o seu próprio corpo.

Hoje, devido ao grande intercâmbio cultural, existe uma infinidade de tipos de pães que se diferem de acordo com cada região ou país. O pão simples é o resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. No Brasil, o tipo mais conhecido é o "pão francês", que de francês não tem nada. No final do século XIX, famílias ricas que viajavam para a França, conheciam lá um pão com miolo branco e casca dourada. O oposto dos que costumavam a comer no Brasil. Assim sendo, eles aqui chegavam e tentavam descrever o tal pão para seus cozinheiros, que acabavam reproduzindo a receita. Isso resultou no pão francês que conhecemos hoje e que, dependendo da região é chamado de vários outros nomes.

Comer pão é um hábito dos brasileiros. A maioria das pessoas consome este alimento em, pelo menos, uma de suas refeições diárias.

Atualmente, a venda do pão passou a ser feita por quilo e não mais por unidade, como era antes. Essa mudança deixou os consumidores com as opiniões divididas. Segundo a atendente de padaria, Telma Oliveira de Jesus Amaral, de 25 anos, as pessoas reclamam que estão pagando mais com a nova prática, porém, ela argumenta que o consumidor está pagando o preço justo pelo que está levando para casa. “Se antes ele levava, por exemplo, cinco pães, ele pagava pela unidade, mesmo se o peso fosse abaixo dos 50g recomendados. Agora ele não precisa se preocupar com isso”.

Nenhum comentário: