terça-feira, outubro 10, 2006

VAI UM PASTELZINHO AÍ?

O pastel frito é uma guloseima tipicamente brasileira. Ele teve a sua origem nos famosos “rolinhos de primavera” chineses. A introdução desta iguaria no Brasil se deu através dos chineses, no entanto, a sua popularização na cultura brasileira foi feita por imigrantes japoneses que, durante a Segunda Guerra Mundial, abriram várias pastelarias aqui, se passando por imigrantes chineses, uma vez que havia uma discriminação contra eles na época. Devido ao diferente estilo da cozinha chinesa, foram necessárias algumas adaptações às matérias-primas disponíveis na culinária brasileira.

Esta iguaria passou a ser um dos principais atrativos nas lanchonetes de todo o país, claro que, cada um feito de uma maneira, dependendo da região. Em São Paulo, um dos melhores programas para as pessoas é ir à feira nos finais de semana para comer pastel e tomar caldo de cana!

Em Belo Horizonte, a maioria das lanchonetes tem o pastel como o ítem mais vendido. A explicação para isso é simples. Além de saboroso, o pastel é relativamente barato. Em lanchonetes populares do centro da cidade, por exemplo, é possível comprar cinco pastéis com apenas R$1,00.

Uma das lanchonetes mais antigas e populares da capital mineira é a famosa Pastelândia. Ela foi inaugurada por volta de 1976 e até hoje se mantém no mercado, graças aos seus deliciosos pastéis.

A pequena loja, instalada naquele tempo na rua Tupinambás, no centro da cidade, deu lugar à outra bem maior, que hoje se chama Pastelássi. O seu gerente comercial, Alex Gomes Barcelar, de 32 anos, informa que a loja tem 16 funcionários e vende, em média, 3500 pastéis por dia! Já em outra loja Pastelândia, também da rua Tupinambás, a gerente Beatriz Parreira de Oliveira, de 33 anos, diz que a loja conta com 33 funcionários. Por razões particulares não nos foi informado o número de pasteis vendidos por dia, porém, como o movimento ali é intenso, deduz-se que esse número possa ultrapassar 5000 unidades/dia. Atualmente a cadeia Pastelândia tem 12 lojas, cada uma sob a responsabilidade de um dono diferente, porém, todos da mesma família.

O pastel pode ser encontrado de diversas formas e com vários recheios. Normalmente, cada formato tem um recheio diferente. Os mais comuns são os de carne e queijo, porém, existem inúmeros outros recheios como frango, palmito, bacalhau, pizza, banana etc.

As pessoas que se preocupam com o valor calórico dos alimentos devem estar atentas. Um pastel pequeno, sem recheio, tem em média 100 Kcal. Vale lembrar ainda que o recheio concentra a maior parte das calorias. A saída seria comer pastel assado, porém, nada se compara ao saboroso gostinho do pastel frito, de preferência quente!


Voltar...

Nenhum comentário: