Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1295, de 09 a 16 de dezembro de 2007
Com a proximidade do Natal, os lojistas de Belo Horizonte já começam a buscar uma maneira de conquistar o consumidor, como acontece todos os anos. Para driblar a concorrência, cada comerciante tenta fisgar o cliente de diversas maneiras, através de promoções, descontos e parcelamentos a perder de vista. A menos de um mês para as comemorações, o comércio da capital já começa a se aquecer, no entanto, o movimento nas lojas deve ser bem mais expressivo nas últimas semanas que antecedem o Natal, conforme explica a economista Silvânia Araújo, da Fecomércio (Federação do Comércio de Minas Gerais).
Por outro lado, ela argumenta que é necessário ter uma equipe de funcionários bem treinados e que as vitrines devem ser bem elaboradas com decorações temáticas e com bastante informação sobre os produtos. Isso acaba chamando a atenção do cliente, e faz com que ele se sinta atraído a entrar na loja. Uma pesquisa da Fecomércio identificou que 83% dos homens tendem a gastar mais ao comprar seus presentes de Natal. Normalmente, eles compram objetos de R$100,00 a R$150,00. Já as mulheres, apesar de comprarem objetos de menor valor, compram um número maior de presentes.
Segundo a Fecomércio, estima-se que haja um aumento entre 9 e 10% nas vendas este ano, em comparação ao ano passado.
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