quinta-feira, fevereiro 14, 2008

MEDICINA USA ROMÃ E TOMATE NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1302, de 10 a 17 de fevereiro de 2008

O câncer de próstata é um mal que vem assusta
ndo a população masculina nos últimos anos. De acordo com pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá, em 2008, cerca de 49 mil novos casos da doença. Diante da grande preocupação da medicina em combater essa enfermidade, estudos mostram que o suco da romã, assim como o de tomate tem grande eficácia no tratamento desse tipo de câncer.

De acordo com um artigo publicado na revista Clinical Cancer Research, os pacientes com câncer de próstata que fizeram uso do suco de romã durante estudos científicos, tiveram grande melhora, pois o suco interrompe a proliferação das células do câncer. No entanto, a nutricionista Christianne Souza de Oliveira acha cedo para comemorar esta conquista. Segundo ela, ainda serão necessários novos estudos para que se confirme uma maior eficácia do suco de romã no tratamento.

Christianne lembra que outra fruta comumente usada na prevenção do câncer de próstata é o tomate. Conforme a nutricionista, existe na casca do tomate um pigmento chamado licopeno que tem ação comprovada cientificamente na prevenção do CP. Entretanto, ela adverte: “é preciso lembrar que isto reduz as chances do surgimento da patologia, mas é como a travessia de pedestres na sinaleira que reduz consideravelmente a chance de atropelamento, mas não elimina totalmente o risco”, observa.

Christianne diz ainda que o paciente com câncer de próstata deve perguntar ao seu médico sobre tudo aquilo que ele tiver dúvidas. Pois o conhecimento fará com que ele execute com mais facilidade as orientações médicas. Segundo ela, é imprescindível que o paciente tenha um bom estado nutricional para que se tenha mais eficiência no tratamento. Portanto, ela sugere que, caso o paciente não tenha sido encaminhado a um nutricionista, ele deverá solicitar ao seu médico que o faça.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sidney Glina diz que os homens devem começar o acompanhamento com um urologista a partir dos 40 anos. Ele adverte que a população masculina deve ter uma preocupação constante com a sua saúde e que, evitar o uso de álcool e cigarro e praticar exercícios é de fundamental importância.

O câncer de próstata pode ser descoberto de duas maneiras. Através do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que mede o nível de antígeno produzido pela próstata e através do Toque Retal Digital (TRD), que ainda gera uma certa resistência nos homens, devido ao preconceito. Depois de descoberto, faz-se uma confirmação através de um terceiro exame que, no caso, é uma biópsia.

Nenhum comentário: