sábado, março 08, 2008

CONCLUIR UM CURSO UNIVERSITÁRIO EXIGE MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO

Especial para o Jornal Edição do Brasil Publicado na edição n° 1305, de 02 a 09 de março de 2008

Depois de quase quatro anos freqüentando as aulas do curso de jornalismo, é chegado o momento de se preparar para o grande desafio: a monografia. A escolha do tema, pré-projeto, pesquisas e muito corre-corre. Afinal, é necessário que se produza um trabalho muito bem elaborado, seguindo fielmente as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou, do contrário, corre-se o grande risco de ter sua monografia reprovada. O que fazer? Enfrentar o desafio ou simplesmente comprar a monografia?

No decorrer do curso há sempre aquele aluno que está em busca de apenas um diploma e não de conhecimento. Esse se torna alvo de profissionais desprovidos de ética que, visando lucro, se oferecem para colocar as mãos na massa e produzir a monografia, aliás, qualquer tipo de trabalho acadêmico, principalmente através da Internet.

Nossa equipe enviou um orçamento para uma determinada empresa que elabora trabalhos acadêmicos da maneira que o cliente escolher. Todo o processo de negociação é feito pela via web. Foi enviada uma ficha cadastral com dados fictícios de um suposto aluno do curso de jornalismo para a tal empresa, e em poucas horas recebemos a resposta com o valor e a forma de pagamento. No entanto, um detalhe importante chamou a nossa atenção. Ninguém assina o documento. No nosso caso, a monografia de 60 páginas, abordando o tema: “Os idosos e a solidão”, sairia por R$ 600,00. Valor que poderia ser dividido em até 24 parcelas.

Mirian Sousa Alves, professora do curso de jornalismo da Estácio de Sá, lamenta que haja esse tipo de serviço. Para ela, o aluno acaba iludido com a promessa de ter a monografia tão facilmente, se esquecendo que, no momento da apresentação, ele passará por um teste que exigirá seus conhecimentos sobre o tema ali proposto. Mirian diz que é muito fácil descobrir se a pessoa é a autora do documento.

Segundo Mírian Alves, o aluno acaba iludido com a promessa de ter a monografia tão facilmente

Em função disso, ela argumenta que é pouco provável que o aluno se arrisque entrar neste barco. Justamente para evitar este procedimento, o aluno tem um orientador à sua disposição, o que o faz mostrar todo o processo de elaboração da sua monografia, assim como tirar todas as dúvidas e fazer as devidas correções. “Isso é um absurdo”, diz a professora.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos alunos ao produzirem suas monografias é a elaboração do texto, conforme afirma Mirian. Segundo ela, muitas vezes o aluno tem conhecimento do assunto que é tema do seu trabalho, porém não está preparado para colocar suas idéias no papel. Ela lamenta que não haja mais interesse pelas oficinas da língua portuguesa que são ministradas gratuitamente nas dependências da faculdade, o que seria muito útil nessa etapa final do curso.

Nenhum comentário: