quarta-feira, julho 16, 2014

INTERNAUTAS DERAM ADEUS ÀS CARTAS MANUSCRITAS!


Você se lembra de quando escreveu uma carta pela última vez? Se você é da geração que tem hoje menos de 20 anos é possível que talvez nunca o tenha feito. É verdade! Muita gente sequer escreveu uma única carta na vida.

Pois é, o tempo passa e com ele surgem as mudanças e as novidades!

No meu tempo de jovem (e olha que não sou tão velho), a gente se comunicava necessariamente por carta, via Correios. Claro, até mesmo porque telefone custava caríssimo e quase ninguém tinha acesso a ele.

Quantas vezes eu, de uma só vez, despachava 10 ou até mais cartas. Ficava ansioso por receber a resposta que, dependendo da distância, podia levar semanas pra chegar. Era emocionante saber notícias de alguém que estava longe!

Receber uma carta do exterior então era uma coisa chique! Lembro-me com saudades da primeira carta que eu recebi de outro país. Ela veio dos Estados Unidos, especificamente de Nova Iorque. Eu, ainda adolescente, encontrei um tio na rua e ele me disse: “chegou uma carta pra você. Veio do estrangeiro.” Nossa! Naquele momento eu me senti uma pessoa muito importante! Era de uma amiga brasileira que tinha ido morar naquele país.

Eu sempre fui amante da escrita. Às vezes ficava com calos nos dedos de tanto escrever. Mas, era prazeroso! Hoje tudo mudou. Acho que ninguém mais usa esse mecanismo. Nem mesmo as pessoas da minha faixa etária. Escrever uma carta caiu em desuso, devido ao avanço tecnológico.

Agora só se falam em Facebook, e-mail, Whatsapp e mais um monte de opções para se comunicar via internet. Não se pode negar que tudo isso é cômodo, prático e rápido. Entretanto, quem viveu no tempo das cartas manuscritas tem, seguramente, certa nostalgia daquela época! Restaram somente as lembranças, afinal, o mundo não vive sem a tecnologia!

Crédito da imagem: Blog Filha do Vento

Nenhum comentário: