quinta-feira, fevereiro 14, 2008

MEDICINA USA ROMÃ E TOMATE NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1302, de 10 a 17 de fevereiro de 2008

O câncer de próstata é um mal que vem assusta
ndo a população masculina nos últimos anos. De acordo com pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá, em 2008, cerca de 49 mil novos casos da doença. Diante da grande preocupação da medicina em combater essa enfermidade, estudos mostram que o suco da romã, assim como o de tomate tem grande eficácia no tratamento desse tipo de câncer.

De acordo com um artigo publicado na revista Clinical Cancer Research, os pacientes com câncer de próstata que fizeram uso do suco de romã durante estudos científicos, tiveram grande melhora, pois o suco interrompe a proliferação das células do câncer. No entanto, a nutricionista Christianne Souza de Oliveira acha cedo para comemorar esta conquista. Segundo ela, ainda serão necessários novos estudos para que se confirme uma maior eficácia do suco de romã no tratamento.

Christianne lembra que outra fruta comumente usada na prevenção do câncer de próstata é o tomate. Conforme a nutricionista, existe na casca do tomate um pigmento chamado licopeno que tem ação comprovada cientificamente na prevenção do CP. Entretanto, ela adverte: “é preciso lembrar que isto reduz as chances do surgimento da patologia, mas é como a travessia de pedestres na sinaleira que reduz consideravelmente a chance de atropelamento, mas não elimina totalmente o risco”, observa.

Christianne diz ainda que o paciente com câncer de próstata deve perguntar ao seu médico sobre tudo aquilo que ele tiver dúvidas. Pois o conhecimento fará com que ele execute com mais facilidade as orientações médicas. Segundo ela, é imprescindível que o paciente tenha um bom estado nutricional para que se tenha mais eficiência no tratamento. Portanto, ela sugere que, caso o paciente não tenha sido encaminhado a um nutricionista, ele deverá solicitar ao seu médico que o faça.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sidney Glina diz que os homens devem começar o acompanhamento com um urologista a partir dos 40 anos. Ele adverte que a população masculina deve ter uma preocupação constante com a sua saúde e que, evitar o uso de álcool e cigarro e praticar exercícios é de fundamental importância.

O câncer de próstata pode ser descoberto de duas maneiras. Através do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que mede o nível de antígeno produzido pela próstata e através do Toque Retal Digital (TRD), que ainda gera uma certa resistência nos homens, devido ao preconceito. Depois de descoberto, faz-se uma confirmação através de um terceiro exame que, no caso, é uma biópsia.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

PRESIDENTE DO MINAS TÊNIS CLUBE PROMETE MELHORIAS NA INSTITUIÇÃO

Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1300, de 27 de janeiro a 03 de fevereiro de 2008

Uma das maiores referências do Brasil no que diz respeito a clubes desportivos, o Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, começou 2008 com novo presidente. O economista Sergio Bruno Zech Coelho assumiu no dia 1º de janeiro a presidência do clube pela terceira vez, sendo que seus mandatos anteriores foram nos períodos de 1996/1998 e 1999/2001.

Uma das prioridades do novo presidente será a conclusão das obras no Minas I, que incluem, além de reformas, a construção de um novo edifício, que abrigará uma torre administrativa, museu, teatro, biblioteca, sauna, academias, lanchonetes e um centro comercial.

Por dentro dos assuntos da instituição durante várias décadas, Sergio Bruno considera o Minas a sua segunda casa. Ele conta que ainda criança, em 1950, começou a freqüentar o clube logo que sua família mudou-se do interior para Belo Horizonte. Durante 16 anos, Sergio foi jogador de vôlei do Minas e, em 1973, foi convidado para participar da diretoria do clube.

Ao longo de mais de 30 anos, Sergio Bruno ocupou cargos como diretor de judô, diretor de vôlei, diretor-financeiro, vice-presidente e presidente.
André Schirm/Infophotos
Sergio Bruno Zech Coelho considera o MTC a sua segunda casa

Cercado de toda esta experiência o novo presidente promete não ficar parado. “Vamos começar fazendo uma revisão no projeto, que já tem dez anos e precisa ser ajustado. Até abril, devemos terminar essa revisão para iniciar as obras no segundo semestre de 2008. Para a obra ficar pronta, prevemos de dois anos e meio a três anos. Para se ter uma idéia, vamos passar de uma área de 21 mil m² para quase 70 mil m², no mesmo espaço”. Além das preocupações do presidente com o Minas I, está em seus planos trabalhar para a melhoria de todas as outras unidades.


O Minas Tênis Clube foi inaugurado em 1935 em uma área nobre da capital, próximo ao Palácio da Liberdade, e passou a ser referência do esporte na Capital mineira. Por sua elegância e charme, tornou-se um ponto de encontro de famílias tradicionais, políticos e artistas. Seu sócio número um foi Juscelino Kubitscheck. Com o passar do tempo o número de sócios aumentou consideravelmente, o que obrigou a expansão do clube, que conta hoje com as instalações do Minas I, Minas II, Minas Country e Minas Náutico.

Além de poder praticar todas as modalidades de esportes no Minas, os sócios têm ainda ao seu dispor diversos cursos, como hidroginástica, ginástica livre, spinning, musculação, basquete, futebol de campo, futebol soçaite, futsal etc. O Minas tem, hoje, cerca de 1000 atletas que competem em todas as categorias em seis esportes olímpicos e são destaque nacional.

Para saber mais informações sobre o Minas Tênis Clube, ligue para a central de atendimento no n° 3516-1111 ou acesse a página da Internet: www.minastenisclube.com.br




segunda-feira, dezembro 17, 2007

COMÉRCIO PREPARADO PARA VENDER MAIS NESTE NATAL

Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1295, de 09 a 16 de dezembro de 2007

Com a proximidade do Natal, os lojistas de Belo Horizonte já começam a buscar uma maneira de conquistar o consumidor, como acontece todos os anos. Para driblar a concorrência, cada comerciante tenta fisgar o cliente de diversas maneiras, através de promoções, descontos e parcelamentos a perder de vista. A menos de um mês para as comemorações, o comércio da capital já começa a se aquecer, no entanto, o movimento nas lojas deve ser bem mais expressivo nas últimas semanas que antecedem o Natal, conforme explica a economista Silvânia Araújo, da Fecomércio (Federação do Comércio de Minas Gerais).

Segundo ela, a última pesquisa feita pela instituição aponta que 47% dos entrevistados deixarão para ir às compras depois que receberem o décimo terceiro salário, o que deverá ocorrer até o dia 20 de dezembro. Para Silvânia Araújo, vitrines bem elaboradas ajudam nas vendas. “Como a concorrência é bastante acirrada, os lojistas são obrigados a usar várias estratégias para captar o cliente”, ressalta. A economista aponta o preço, como sendo a principal arma usada pelos comerciantes para conquistarem o consumidor.

Silvânia Araújo explica que, no Natal, a concorrência é bastante acirrada

Por outro lado, ela argumenta que é necessário ter uma equipe de funcionários bem treinados e que as vitrines devem ser bem elaboradas com decorações temáticas e com bastante informação sobre os produtos. Isso acaba chamando a atenção do cliente, e faz com que ele se sinta atraído a entrar na loja. Uma pesquisa da Fecomércio identificou que 83% dos homens tendem a gastar mais ao comprar seus presentes de Natal. Normalmente, eles compram objetos de R$100,00 a R$150,00. Já as mulheres, apesar de comprarem objetos de menor valor, compram um número maior de presentes.

Segundo a Fecomércio, estima-se que haja um aumento entre 9 e 10% nas vendas este ano, em comparação ao ano passado.

FACULDADE SENAC SE PREOCUPA COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1293, de 25 de novembro a 02 de dezembro de 2007

Instalada desde 2003 num imponente prédio no bairro Eldorado, em Contagem, a Faculdade Senac é uma excelente oportunidade para os jovens que, no momento da escolha de uma escola de qualidade, têm ao seu dispor diversos cursos de graduação e ainda, a chance de saírem dali com uma vaga garantida no mercado de trabalho, devido ao grande conceito da instituição perante as empresas.

Com a proliferação das instituições de ensino superior no país, a Faculdade Senac tem um diferencial favorável perante as demais. A educação profissional. Segundo a diretora Maria Alice Mendes Arcebispo, cerca de 80% dos alunos da faculdade são inseridos no mercado de trabalho a partir do primeiro ano acadêmico. A grande vantagem para esses alunos é que eles já começam a atuar em sua área desde o início.

O curso considerado o carro-chefe da instituição é o de hotelaria. Nessa área, a maior parte dos alunos já está empregada, segundo Maria Alice. “A colocação do nosso aluno no mercado é muito rápida e já é especificamente na área de atuação dele, que é a área de gestão”, afirma.

MARIA ALICE: "A colocação do nosso aluno no mercadado é muito rápida"

Os cursos oferecidos pela faculdade Senac são: administração, com ênfase em hotelaria, comércio exterior, logística, gestão de pessoas e administração geral.

Atualmente a Entidade conta com cerca de 40 professores e 800 alunos. Possui uma excelente infra-estrutura e localização privilegiada, próximo à Estação Eldorado do metrô.

De acordo com a diretora Maria Alice, apesar de ser uma instituição privada, a Faculdade Senac possui uma política de bolsas que contempla, principalmente, o aluno comerciário.

Maria Alice informa que existem duas maneiras de o candidato entrar para a faculdade. O vestibular tradicional e o processo seletivo empresarial, que privilegia o candidato que já está no mercado de trabalho e que deseja obter uma formação acadêmica. Nesse caso, o candidato é avaliado através de uma entrevista, análise de currículo e de uma prova de redação.

A diretora diz que no próximo ano serão implantados ali os cursos de ciências contábeis e tecnólogo em gestão da qualidade. Segundo ela, há também um projeto de ampliação da faculdade como um auditório para 500 pessoas e a construção de um prédio de aproximadamente seis andares. “Nós estamos ampliando a base física para também aumentar o número de cursos”, comenta.

Segundo Maria Alice, em 2008 serão implantadas três novas faculdades no estado de Minas. Uma em Barbacena, voltada para a área de hotelaria, uma em Belo Horizonte, especializada em gastronomia e uma em Montes Claros, com tecnologia da informação.

A inscrições para o próximo vestibular na Faculdade Senac estão abertas de 10 de novembro a 09 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$35,00 e as provas serão realizadas no dia 13 de janeiro de 2008. Para informações ligue para: 33954846 ou acesse: www.mg.senac.br/faculdade

sábado, novembro 24, 2007

PRÉDIO QUE AMEAÇA DESABAR HÁ DÉCADAS CONTINUA INCOMODANDO

Especial para o Jornal Edição do Brasil
Publicado na edição n° 1290, de 4 a 11 de novembro de 2007

Quem passa pela avenida Amazonas, esquina com rua Tupis, no centro de Belo Horizonte, depara com um edifício abandonado há muitos anos e que chama a atenção de todos. O prédio foi construído em 1945 e, por um pequeno problema de inclinação, detectado ainda na década de 1950, acabou sendo condenado pela prefeitura, fazendo com que as pessoas que moravam ali se mudassem.

O nome oficial do imóvel é Edifício Tupis, no entanto, após ser abandonado, passou a ser chamado de “balança-mas-não-cai”. Apelido que sustenta até hoje. Há várias décadas a população convive com o espaço interditado e ninguém sabe ao certo que fim terá o gigante de 17 andares. Vários boatos de que o prédio seria implodido ou reformado já surgiram, mas não passou de especulação.

A população fica amedrontada ao passar em frente o edifício

Parece que finalmente a situação do edifício será resolvida. Segundo uma fonte que prefere não se identificar, a venda do prédio está em negociação.

O problema é que o novo dono precisará gastar mais dinheiro para adequá-lo às normas de segurança. Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), o Corpo de Bombeiros, ao fazer uma vistoria no local, em junho passado, constatou ali a existência do risco de acidentes.

O chaveiro Cláudio de Assis, de 43 anos, trabalha ao lado do edifício abandonado. Ele afirma ter conhecido dois dos antigos donos do prédio. Ambos já morreram. Segundo ele, algumas lojas que ainda resistiam em funcionar no andar térreo, acabaram sendo fechadas, devido às precárias condições de segurança do local.

A imagem atual do edifício causa certo desconforto às pessoas que circulam nas proximidades. O forte mau-cheiro causado por fezes e urina de mendigos que costumam ficar no local, é outro problema sério e desagradável. A nossa reportagem tentou contatar o suposto dono atual do prédio, mas pessoas que o conhecem disseram que ele prefere não ser identificado.

Resta, portanto, aguardar o passar do tempo para que se confirme o que o futuro reserva para o famoso “balança-mas-não-cai”.