quarta-feira, agosto 30, 2006

VIOLÊNCIA URBANA

O Brasil enfrenta nos últimos anos uma crise de violência urbana que parece não ter controle. Diante dessa situação não há um só Estado da Federação que escape do problema.

Em porto Alegre, por exemplo, a PUC (Pontifícia Universidade Católica) resolveu traçar um mapa da violência na cidade com a idéia de colher informações sobre pontos estratégicos da capital gaúcha que sofrem com a falta de segurança.

Segundo a professora Patrícia Grossi, coordenadora da pesquisa, as taxas de homicídios não permitem a real identificação dimensional da criminalidade. Ela argumenta que grande parte dos crimes não é registrada na polícia, principalmente os casos de violência doméstica. Ainda de acordo com Patrícia, em 2001, foram coletadas informações em Belo Horizonte que constataram uma grande porcentagem de crimes que não foram registrados oficialmente.

Um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a capital do Espírito Santo foi considerada a mais violenta do Brasil. Isso mostra que o problema se alastra por todos os cantos do país, deixando a população insegura e amedrontada dia-após-dia. Já o delegado-chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, André Luis Reis Neves, acha que a falta de padronização na coleta de dados é prejudicial e que o resultado real pode ser outro.

O tráfico de drogas é o principal responsável pelo aumento da violência urbana.

Leia mais...

Nenhum comentário: