domingo, agosto 10, 2008

ESCRITÓRIO DA GOOGLE SERÁ TRANSFERIDO PARA BELO HORIZONTE

Belo Horizonte foi a capital brasileira escolhida para receber o escritório da Google que será transferido da Califórinia, nos Estados Unidos com o intuito de facilitar o controle da pedofilia e do tráfico de drogas na rede de relacionamentos Orkut. Além do escritório, o centro de engenharia da Google já funciona na capital mineira ha mais tempo.

A transferência é anunciada pouco mais de um mês depois da empresa americana assinar um documento denominado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC),  junto ao Ministério Público Federal (MPF), pelo qual se compromente a adotar práticas que minimizem a inicidência de crimes na rede. Cerca de 60% das denúncias de crimes praticados pela Internet no Brasil são oriundos do Orkut.

Dos cerca de 60 milhões de usuários do Orkut no mundo, 53,94% são brasileiros, segundo o Jornal O Tempo.

Thiago Tavares Nunes de Oliveira, professor de direito da Universidade de Salvador acha que a transferência deverá facilitar a identificação dos criminosos, além de agilizar a retirada do material ilegal do ar. Segundo ele, atualmente, após o recebimento da denúncia, a página é retirada do ar em aproximadamente 24 horas. "Antes, páginas com crianças sendo abusadas ficavam até três ou quatro semanas no ar. De 2006 até meados de 2007, esse prazo ainda era superior a 15 dias, o que também é muito tempo", argumenta.

Segundo Vanessa Fusco Nogueira, da Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, os crimes mais comuns praticados no Orkut são pedofilia, incitação pública à prática de crimes, estelionato, além de crimes contra a honra, como difamação, injúria e calúnia. 

A promotora adverte que, qualquer pessoa que se sinta prejudicada poderá acionar o Ministério Público Estadual de Minas Gerais enviando um e-mail para: crimedigital@mp.mg.gov.br .

Fontes: Jornal o Tempo e Super Notícia

Nenhum comentário: