segunda-feira, julho 21, 2008

MORRE EX-PREFEITO DE BELO HORIZONTE


Morreu na manhã de ontem aos 76 anos o ex-prefeito Célio de Castro. Ele estava internado desde a última sexta-feira e há sete anos, foi obrigado a deixar a vida política após sofrer um derrame cerebral e ficar impossibilitado de exercer suas funções.

Fernando Pimentel, atual prefeito da capital e quem sucedeu Célio de Castro na época do seu afastamento decretou luto oficial de três dias.

Célio de Castro foi deputado federal por duas vezes e prefeito de Belo Horizonte também por duas vezes, tendo sido eleito em 1996 e reeleito em 2000. A sua notoriedade entre os belorizontinos se deu ainda na campanha do primeiro mandato, quando apontava com apenas 2% das intenções de voto e deu a volta por cima.

O velório do ex-prefeito aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte e o sepultamento ocorreu no Cemítério Parque da Colina, região oeste da capital.

O Governador Aécio Neves, em nota, destacou o humanismo praticado por Célio de Castro que exerceu a profissão de médico e, durante a sua primeira gestão como prefeito, ficou conhecido como o "Doutor BH".

Centenas de pessoas, entre parentes, políticos e amigos, inclusive o presidente Luis Inácio Lula da Silva, estiveram presentes no funeral de Célio de Castro.

Abaixo a nota de pesar do presidente da República:

"Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro. O companheiro Célio tinha duas virtudes políticas que se destacavam: a transparência e o compromisso social. Célio dizia que todo governante precisava assumir compromissos claros com a população, abrir espaço para a participação popular e trabalhar sem trégua em favor da inclusão social dos segmentos menos favorecidos da sociedade. Os mineiros sabem do que estou falando, elegeram-no duas vezes prefeito de sua capital. Ele deixa como legado a cultura do entendimento, da aliança de pessoas em torno de uma causa maior. Deus dê força para que sua família, amigos e o povo mineiro suporte este momento de dor."

Fonte: Portal UOL
Foto: Arquivo UFMG

Nenhum comentário: