terça-feira, julho 01, 2008

USO DE TELEFONES CELULARES AUMENTA A CADA DIA


Enquanto as pessoas mal tinham acesso ao telefone fixo algumas décadas atrás a humanidade hoje desfruta de modernos aparelhos celulares que, além do charme, oferecem uma gama de operações que facilitam o dia-a-dia de todos.

Graças ao avanço tecnológico as pessoas se dão ao luxo de se comunicarem com o mundo através deste aparelho, independente de onde se encontram. Até mesmo de dentro de um avião, o que certamente seria classificado de utopia num passado não muito distante. No entanto, o uso do celular em aviões ainda não é permitido em todos os países. Segundo a BBC Brasil, uma nova legislação aprovada recentemente pela Comissão Européia, autoriza o uso de celulares por passageiros de aviões que estejam sobrevoando todos os países da União Européia. No caso de vôos do Brasil para a Europa, o passageiro poderá se comunicar através do celular assim que o avião atingir o território europeu. Entretanto, é necessário que o avião esteja numa altitude de três mil metros.

Além de efetuar ligações telefônicas, os passageiros poderão enviar e-mails e mensagens de texto enquanto o avião estiver no ar.

Ainda conforme a BBC Brasil, uma pesquisa elaborada pela Unctad (Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), aponta o Brasil em 81º lugar em uso de telefones celulares em um ranking de 190 países. Conforme a pesquisa, de cada 100 brasileiros, 52,9 são usuários de celulares. De acordo com a Unctad, em 2002 havia 34,8 milhões de aparelhos no Brasil e em 2006 o número saltou para 99,9 milhões. Ou seja, triplicou.

Mesmo ocupando uma boa posição entre os países envolvidos na pesquisa, o Brasil ainda está atrás de vários outros países da América Latina como Argentina (49°), Chile (54°), Uruguai (66°), Colômbia (69°) e Equador, que está em 70° lugar.

Nenhum comentário: