sexta-feira, julho 04, 2008

BELO HORIZONTE RECEBE PRAÇA REVITALIZADA DEPOIS DE QUASE UM ANO EM OBRAS

Quem visita a Capital mineira nos últimos tempos se depara com um imenso canteiro de obras que se espalha por todas as regiões da cidade. Isso é um sinal de preocupação com o bem-estar dos belorizontinos e das pessoas que constantemente visitam o lugar.

Uma obra que estava sendo executada há dez meses acaba de ser entregue à população. Trata-se da charmosa Praça Raul Soares, localizada nas proximidades do Mercado Central, que é um dos pontos mais tradicionais de BH. Vizinho à ela também está o famoso complexo do Edifício JK, um projeto de Oscar Niemeyer, no qual residem milhares de famílias. A solenidade de reinauguração da praça contou com a presença do prefeito Fernando Pimentel (PT) e aconteceu na última quarta-feira, 2 de julho.

A praça Raul Soares e ao fundo o Conjunto JK, construído na década de 1960

O espaço foi totalmente revitalizado e custou ao município cerca de R$2,5 milhões. Houve a preocupação em resgatar até a antiga fonte luminosa, que dá um charme extra ao local. Ela voltou a funcionar em sincronismo com música clássica e com a iluminação local. Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a calçada em mosaico português foi apenas restaurada para se manter o piso original da primeira inauguração da praça, que ocorreu há 70 anos.

Além das mudanças na Raul Soares, foram feitas algumas adequações nas travessias de pedestres e na iluminação pública. O local conta ainda com câmeras de vídeo, que estão integradas ao Programa Olho Vivo, o que garante maior tranqüilidade e segurança aos freqüentadores.

A Praça Raul Soares foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), no início da década de 80, como Patrimônio Cultural de Minas. Ela foi projetada pelo arquiteto Èrico de Paula e inaugurada em 1936. Sua reforma se deu através do Orçamento Participativo Digital, um programa da prefeitura que deu a oportunidade da população votar, via Internet, na escolha das obras que serão realizadas em toda a cidade. O OPDigital contabilizou mais de 500 mil votos de eleitores de Belo Horizonte.

3 comentários:

Allan Campos disse...

Ruiher... continue trabalhando com garra, viu... e sucesso no seu trabalho... flw

Anônimo disse...

É isso aí meu amigo. BH CADA VEZ MAIS BONITA E ACONCHEGANTE...BÃO DEMAIS SÔ. ABRAÇÃO.

Anônimo disse...

Olá Ruither, dei uma passada aqui. Seus textos estão muito bons, parabéns. Já adicionei lá no Blog da Comunicação. Um abraço
Guilherme Freitas